Convênio










Objetivos do Curso

 

Intensos esforços vêm sendo envidados pelos mais diversos países, notadamente os pertencentes ao chamado grupo de emergentes, na busca pela modernidade. Para tal, é inequívoca a necessidade de alcançar patamares cada vez mais elevados de eficiência, produtividade e qualidade. Nesse modelo a disponibilidade de mão de obra qualificada é fundamental. Desse modo, como já foi dito na apresentação do curso, o governo brasileiro tem investido na criação de cursos técnicos no intuito de suprir a carência por estes profissionais em todos o setor produtivo brasileiro, que são indispensáveis para garantir o crescimento sustentável tão almejado pelas nações emergentes.

O objetivo geral dos curso técnico em Metrologia é de promover uma educação profissional de excelência, formando técnicos de nível médio com habilitação profissional em Metrologia, desenvolvendo um modelo de formação de recursos humanos capaz de atuar em todos os setores diretamente relacionados com a ciência da medição e suas aplicações, preparando ainda o educando para a formação integral e exercício consciente da cidadania.

O Curso Técnico em Metrologia, observado o objetivo geral definido acima, tem ainda os seguintes objetivos específicos:

I - Desenvolver um modelo de formação e capacitação de recursos humanos voltado para a geração de profissionais que possam atuar nas áreas de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, de acordo com as tendências tecnológicas atuais e em consonância com a demanda dos setores produtivos;

II - Promover a capacitação de recursos humanos direcionados para o aprimoramento da produção Industrial básica;

III - Promover a formação de profissionais comprometidos com a qualidade de vida.

 

O Curso Técnico em Metrologia, além de ser uma importante ação social desenvolvida pelo Inmetro, de certa forma, também podemos dizer que  é o projeto impulsionador da nova política de atuação  da instituição na área de ensino, capacitação em metrologia e divulgação de conhecimentos, recentemente estabelecida na  instituição, que inclui o Mestrado Profissional em Metrologia e Qualidade, o Doutorado Acadêmico em Biotecnologia e o Centro de Capacitação em Metrologia e Avaliação da Conformidade (CICMA). Estes projetos reúnem um conjunto de ações voltadas para formação de pessoal habilitado a suprir demandas tecnológicas do Inmetro, da indústria brasileira, dos laboratórios metrológicos e da sociedade em geral.