Convênio


História










O ensino técnico profissional no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) teve início em 14 de janeiro de 1998, quando foi assinado o primeiro convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), em uma cerimônia oficial realizada no Colégio Estadual Círculo Operário (CECO), com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, de autoridades governamentais e do então presidente do Inmetro, Julio Bueno. Este evento marcou a criação do 1º Curso Técnico em Metrologia da América Latina e o 4º curso do gênero no mundo, iniciando assim uma nova etapa para os cursos profissionalizantes do ensino médio do estado. Mais recentemente e corroborado pelos excelentes resultados alcançados pelo Curso Técnico de Metrologia, foi criado o curso técnico de Biotecnologia (com ênfase em metrologia). 


Desde sua criação o  Curso Técnico em Metrologia tem formado técnicos altamente qualificados para atuar em instituições públicas e privadas que operam em áreas relacionadas com qualidade, calibração e ensaios, bem como em organismos acreditadores e de avaliação da conformidade; laboratórios de controle de qualidade, de manutenção, pesquisa e desenvolvimento de sistemas de medição. Estes profissionais altamente capacitados também atuam nas entidades de certificação de produtos; laboratórios de universidades, instituições de pesquisa, nas redes metrológicas, nos institutos e pesos e medidas estaduais e no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. 


Em 2013 o Curso Técnico em Metrologia comemorou 15 anos de sua criação. Para celebrar esta importante data a direção do curso realizou, durante a Semana Nacional Ciência e Tecnologia,  o II ENCONTRO CIENTÍFICO DO CURSO TÉCNICO EM METROLOGIA. Este evento, como já tinha ocorrido durante a comemoração dos 10 anos do curso, contou em sua programação, entre outros, com a apresentação de artigos científicos na forma oral e em pôsteres,  de alunos e ex-alunos, constituindo-se  em uma grande confraternização entre todos os discentes e docentes que participam ou participaram deste relevante projeto. A partir de 2014 estes encontros irão se tornar anuais.

 

 

Visão parcial do Campus de laboratórios do Inmetro