Convênio


Acesso ao Curso









 

O aluno interessado em participar da prova de seleção ao curso deve acessar o site da Seeduc (veja endereço eletrônico abaixo) e acompanhar a divulgação do edital referente a prova de seleção. Além disso, recomendamos uma leitura atenta de todas as determinações e todas as informações relativas à inscrição. O edital e processo de seleção é o mesmo para todos os cursos técnicos do Estado.

O Curso Técnico em Metrologia é ministrado exclusivamente em Xerém, distrito de Duque de Caxias, RJ, na forma presencial, funcionando concomitantemente nas dependências do Colégio Estadual Círculo Operário (CECO), localizado próximo a entrada do Inmetro.

O curso é realizado em horário integral, sendo que na parte da manhã são ministradas as disciplinas normais do segundo grau (português matemática, história, geografia, etc.) no CECO. Na parte da tarde, nas dependências do Inmetro, são realizadas as disciplinas técnicas. O curso tem a duração de 4 anos e o último ano é dedicado ao estágio obrigatório e a elaboração de uma monografia de conclusão do curso.

Desde 2012 o processo seletivo para acesso ao curso passou a ser responsabilidade  da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ). Desse modo, os interessados em participar do processo seletivo devem consultar regularmente o site da SEEDUC-RJ (http://www.rj.gov.br/web/seeduc/), onde os prazos de inscrição e outras informações inerentes ao processo de seleção são divulgados. Normalmente as inscrições têm início no mês de setembro  e a prova de seleção acontece em outubro. No entanto, recomendamos aos interessados em participar do processo de seleção que consultem regularmente o site da SEEDUC-RJ.

Como as disciplinas normais serão realizadas no CECO, os alunos aprovados no processo de seleção serão automaticamente matriculados neste colégio estadual. Em relação aos custos, já que o CECO é um colégio estadual e o Inmetro também não cobra nenhuma taxa ou anuidade, o curso é inteiramente grátis.